quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A TV digital e a integração das tecnologias na educação

O texto de Moran: A TV digital e a integração das tecnologias na educação nos alerta para o fato de que o desenvolvimento da tecnologia está em ritmo acelerado, a tecnologia encurtou distâncias, estamos em contato direto com tudo que acontece no mundo e a escola precisa se adaptar a essa realidade para não deixar seu aluno à mercê dos acontecimentos e principalmente do contato com a tecnologia da era digital, porém isso não se constitui tarefa fácil, pois há sempre uma distância entre o desejo e a ação.
“... todos também reconhecem a importância de seus fatores que, em maior ou menor grau, influenciam a qualidade do ensino: a formação inicial e continuada do corpo docente, a força do trabalho de equipe, o papel do diretor, a participação da comunidade, a importância da leitura e, claro, o valor que a própria avaliação tem no dia-a-dia para melhorar a aprendizagem do todas as crianças.” Revista Nova Escola, Janeiro/fevereiro de 2007.
Tudo isso parece simples, no entanto, não se constitui uma missão fácil. No dia-a-dia, em sala de aula, encontramos muitas dificuldades e obstáculos. Detectar os problemas e elaborar Plano de ação até que não se constitui numa tarefa tão difícil, a maior dificuldade é por esse “Plano elaborado em ação”, diante de tanta diversidade de interesses. Para que ele funcione realmente, é preciso a participação de toda a comunidade escolar, na busca de objetivos comuns.
Enfim, é fundamental promover reflexões, diálogos e pesquisas que possibilite ao aluno ampliar seus conhecimentos, tornando-o capaz de transformar sua ação de alienada/explorada para política/libertária tendo como resultado a capacidade de fazer uma leitura crítica e consciente dos programas veiculados na TV Digital.
Referência Bibliográfica:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/digital.htm

Nenhum comentário: