quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TRABALHO FINAL

CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
SETEMBRO - 2008

Cursista: Ivone de Arruda Zamai
e-mail: ivonezamai@seed.pr.gov.br
Data:15/10/2008
NRE: Loanda
CRTE: Loanda
Assessora Pedagógica: Érika Honda Minasse


O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, em parceria com a SEED, promove a formação continuada de professores e outros agentes educacionais quanto ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto escolar, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, oferecendo oportunidades de promover a inclusão digital dos professores, assim como a troca de experiências produzindo um crescimento tanto pessoal quanto profissional para os participantes do curso.
Entre muitas possibilidades a realização deste curso (tanto nas atividades presenciais quanto nas atividades à distância), possibilitou interagir com as mais variadas atividades, dentre elas:
• No Linux Educacional 2.0 tivemos contato com as possibilidades de uso como: Rádio Escola, DVD Escola, Portal do Professor, Linux Educacional, Domínio Público, Comunidade SEED-MEC, Mídis na Educação, Proinfo Integrado (curso), Tv Escola, Rived ( professor), Pro Infantil (creche) e Formação pela Escola.
• Realizamos um debate sobre como utilizar as TCIs no cotidiano escolar, de forma a contribuir com o processo ensino aprendizagem.
• Discutimos sobre a importância e necessidade de utilizar o correio eletrônico nos dias atuais, principalmente por professores e alunos.
• Construímos um Gmail.
• Criamos um Blog e postamos nele as atividades desenvolvidas no curso: textos, imagens, slides, sons, vídeos, entre outros.
• Discutimos sobre o uso da wide world web, sobre a necessidade de orientar nossos estudantes quanto ao uso da WEB de forma segura, assim como a importância de utilizar a netiqueta em nosso cotidiano.
• Trabalhamos as ferramentas de produtividade: Editor de texto (writer), Apresentação de slides (impress), Utilização de planilhas (calç).
• Realizamos pesquisa na Web.
• Elaboramos um proposta de trabalho, uma aula, e apresentamos aos colegas de curso.

Este curso veio de encontro aos meus anseios em utilizar e com mais eficiência as tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula. O primeiro passo é conhecer todas as tecnologias que nossa escola disponibiliza, para então planejar atividades utilizando-as, procurando trabalhar de forma que o ensino aprendizagem seja realizado de forma a integrar as diferentes mídias nas atividades propostas.
O uso das TICs aproxima a sala de aula do cotidiano, abre um leque de possibilidades, uma vez que seu uso permite ao aluno interagir com o conteúdo de ensino de forma completa, pois aciona junto aos estudantes mecanismos que lhes possibilitam utilizar de forma eficiente seus canais de comunicação (auditivo, visual e sinestésico), com os quais interage com o seu meio, permitindo ampliar seus conhecimentos.
Posso dizer que este Curso foi muito produtivo, pude ter um contato maior com um universo de informações, que posso utilizar em sala de aula, porém ainda encontro dificuldades, barreiras. Assim, procuro ir incorporando aos poucos, pois romper com o clássico acumulado por toda uma existência é algo que precisa ser trabalhado.
Os conhecimentos construídos durante o curso somarão muito à minha experiência pessoal e profissional, especialmente ao meu fazer pedagógico e, sobretudo, pela sua importância, deveria ser estendido a todos os professores, pois as dificuldades quanto ao uso das mídias em sala de aula de forma correta e eficiente ainda são muitas.
Neste sentido o fundamental é começar e isso nós já estamos fazendo, pois, hoje, mais do que nunca, se faz necessário proporcionar ao aluno o manuseio das tecnologias, em especial da tecnologia digital, permitindo que ele não fique alheio ao seu tempo e possa participar como cidadão ativo, na sociedade onde está inserido, de forma consciente e crítica, transformada pelos avanços econômicos, científicos, culturais e da comunicação.
O interessante, é que nós adultos que nos desenvolvemos sem o uso de várias das tecnologias atuais, temos mais dificuldade quanto à sua assimilação, já nossos alunos da era tecnológica, aprendem brincando, nos deixam no chinelo! Então, é urgente nos adaptarmos a elas para juntos escola e comunidade, promovermos transformações no processo de ensinar e de aprender, processo que deve envolver além dos conteúdos escolares, normas, valores e atitudes.
Enfim, mesmo diante das diversidades e dificuldades, acredito que estamos no caminho certo, só reconhecer que é preciso melhorar, buscar novos caminhos, novas alternativas metodológicas, novos parâmetros que direcione o processo ensino-aprendizagem, já é um caminho, o que não podemos é desistir jamais.

Um comentário:

Erika disse...

Ivone, fico feliz que o curso tenha vindo aos seus anseios e que este conhecimento possa fazer o diferencial na sua prática docente.